segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lua Nova em Caranguejo



Este mês a Lua Nova ocorrerá no dia 19 e no grau 27 do signo de Caranguejo/Câncer, onde o sol está até dia 21.

A lua é o regente do signo de Caranguejo, encontrando-se aí na sua própria casa, onde se pode expressar sem constrangimentos e revelar a sua natureza fundamental. A natureza lunar é fortemente emocional, tendencialmente dependente, apegada, afectuosa, criativa, sensível (até ao excesso), centrada no lar, filhos, família e passado, e carente de intimidade e segurança material e emocional. No signo de Caranguejo aprendemos o significado do serviço ao próximo no seu aspecto feminino, o de cuidar, nutrir e confortar. Aqui se faz de uma casa um lar e de um grupo de pessoas uma família. Sob a influência da lua, tudo o que está em potência – seja um bebé, uma planta em rebento, ou um projecto profissional – é sustentado e gentilmente conduzido à realização.

O elemento da lua (e do signo de Caranguejo) é a água. Tal como os outros elementos, a água tem características muito específicas, todas essencialmente femininas e duais. A sua fluidez evoca uma forma suave, graciosa e intuitiva de viver, mas capaz de se tornar caótica e violenta em certas circunstâncias; o seu poder, tal como o das deusas irmãs Kali (a destruidora) e Ganga (a dadora de vida) da mitologia hindu, é tão criativo como aniquilador. A delicadeza de uma gota deslizando pode escavar uma rocha ou corroer o metal, provando o poder aparentemente paradoxal da constância (aquilo que se mantém) e do tempo (aquilo que muda), e a força intrínseca de tudo o que é aparentemente fraco. É portanto um símbolo universal da mutabilidade e da transformação, estando isto também ligado à sua capacidade de limpar o que está sujo através do método da dissolução, a segunda operação principal da alquimia. Ao nível da psique, a água representa o inconsciente, a estrutura feminina e não-racional da mente onde as emoções são purificadas dos seus elementos inferiores. Também o jogo entre superfície e profundidade do oceano evoca a relação entre o consciente e o inconsciente, atingindo-se este último através do mergulho na fria escuridão das suas águas, cujo conhecimento equivale ao domínio de um imenso potencial de energia. Este potencial desconhecido é associado com tudo o que é oculto, profundo, escuro e misterioso, como a magia ou o sonho.

Carta do baralho de tarot Symbolon, por Ingrid Zinnel, Peter Orban e Thea WellerA combinação do sol e da lua em Caranguejo conduz-nos ao mergulho nas águas profundas do inconsciente, onde residem a intuição, o sonho, a memória e a criatividade. Por sua vez, a fase da Lua Nova ou Negra permite trazer ao consciente o conteúdo oculto do inconsciente, de forma a resolver a divisão da psique humana. Durante uma Lua Nova o sol ilumina a face escondida da lua, que representa as sombras ou os aspectos recalcados do nosso ser integral. Assim, embora qualquer lua em Caranguejo vá activar o arquétipo da mãe amorosa e protectora, a fase Negra revela sobretudo as áreas da vida onde este arquétipo está ausente, ou onde é necessário reforçar a sua acção.

Uma Lua Nova em Caranguejo desperta a necessidade de nos sentirmos “em casa” em todas as áreas da vida, e de nos sentirmos apoiados e seguros. Se estivermos desterrados, sós ou vulneráveis em qualquer aspecto, esses sentimentos (que podem ser muito antigos) virão à superfície, obrigando-nos a procurar o nosso lugar no mundo – o que muitas vezes se traduz na necessidade de confirmar o espaço que realmente ocupamos na vida daqueles que nos rodeiam. A impossibilidade de o fazer, ou o não-reconhecimento desta urgência, pode despertar no nosso corpo e psique sintomas de desconforto bem reais.

Por outro lado, nestes dias encontramos com mais facilidade a nossa natureza maternal e amorosa, e somos mais capazes de zelar por tudo aquilo que está em estado nascente na nossa vida. Isto funciona igualmente num sentido global: na fase de influência da Lua Nova em Caranguejo sentimos de forma premente a necessidade de cuidar e proteger quem depende de nós e o planeta no qual vivemos.

No que respeita ao cenário cósmico que enquadra esta Lua Nova, é importante saber que o astro faz uma quadratura (aspecto algo tenso, relacionado com bloqueios e obstáculos) com o planeta Saturno, o regente da ordem, das estruturas, das fronteiras ou limites, da disciplina e do método, das restrições e da demora/paciência. Saturno está em Balança, onde se encontra exaltado, o que significa que as suas qualidades naturais estão amplificadas. Quando a necessidade canceriana de se “sentir em casa”, de pertencer a um grupo e de ser recebido e acarinhado se encontra com a necessidade saturnina de definir limites e estruturar situações, podem surgir questões ligadas com a busca de segurança emocional junto dos outros, ou de alguém particularmente significante na nossa vida. Embora isto possa traduzir-se numa tendência para a consolidação e estruturação de relacionamentos, o aspecto tenso do encontro torna mais provável a confrontação com os obstáculos que nos mantêm afastados do ideal canceriano da segurança emocional. Uma vez que a lua e o signo de Caranguejo também governam a infância, a família e a memória (inclusivamente a memória genética), podermos descobrir que as dúvidas em relação ao lugar que ocupamos no mundo e no coração dos outros e à satisfação das nossas mais profundas necessidades emocionais resultam já de traumas antigos. Se for este o caso, esta é uma boa altura para tentar compreender melhor como as questões não resolvidas do passado nos afectam no presente.

Esta é também a altura adequada para expressar necessidades emocionais, embora convenha fazê-lo tendo em conta que Marte, o senhor dos conflitos, também está em Balança, tal como Saturno, e faz uma quadratura com o explosivo Plutão. Veremos testada a nossa capacidade de negociar relacionamentos pessoais e necessidades afectivas de forma assertiva, mas sem agressividade nem lutas de poder. Balança exige que sejamos justos na forma como lidamos com os outros, e favorece relações de equilíbrio, sem vencedores nem vencidos. A sua tranquila imparcialidade vem amenizar a emotividade da lua em Caranguejo, desde que não nos deixemos levar pela combatividade de Marte e pela impetuosidade de Plutão. Saturno em Balança reforça por sua vez a exigência de maturidade nos relacionamentos, confrontando-nos com a importância de sermos parceiros de confiança nas parcerias que estabelecemos.

Nesta Lua Nova, devemos estar atentos aos seguintes temas: as nossas necessidades emocionais, a forma como nos sentimos integrados e recebidos pelos nossos pares, o sentimento de pertença a um grupo, aquilo que nos faz sentir “em casa”, o relacionamento com os nossos pais e os nossos filhos, o relacionamento entre a nossa “criança interior” e a nossa “mãe interior”, a relação com a casa, a terra onde vivemos, as nossas propriedades materiais e o próprio planeta, os temas da insegurança emocional e material/financeira, a relação com a família, a capacidade de zelar pelo nosso bem-estar e pelo bem-estar dos que nos rodeiam, a expressão criativa, a capacidade de gerar e desenvolver projectos novos, o equilíbrio entre dar e receber, a importância de ser justo e razoável nas parcerias, e a capacidade de gerir harmoniosamente os conflitos pessoais.

Os riscos que corremos estão relacionados com os traços negativos de Caranguejo e da lua, particularmente a instabilidade emocional, o sentimentalismo, a hiper-sensibilidade, a irracionalidade, o ciúme desregrado e a auto-indulgência (incluindo o abuso de substâncias que promovem a fuga à realidade). É ainda necessário ter em conta as influências de Marte e Plutão, que podem transformar a assertividade em agressividade, particularmente nas áreas onde encontramos as limitações impostas por Saturno à nossa necessidade de segurança.

Como sempre, os dias seguintes à Lua Negra devem ser dedicados aos novos começos. É a altura perfeita para iniciar projectos e tomar decisões que promovam a transformação da nossa consciência e da nossa vida. É o momento de deitar novas sementes à terra, de renovar e regenerar aquilo que está enfraquecido, de nos livrarmos de um vício ou mau hábito, de mudarmos algo em nós ou no quotidiano, de fazer planos para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário